A pandemia do novo Coronavírus apresentou diversas mudanças no cenário mundial, incluindo o cancelamento ou adiamento diversos eventos presenciais. Na moda não foi diferente e muitas datas foram alteradas por conta da quarentena.
No Brasil, os eventos que aconteceriam no primeiro semestre foram cancelados, e agora terão edições on-line ou presenciais marcadas para o segundo semestre.
A São Paulo Fashion Week, por exemplo, já tinha uma programação que mesclava eventos físicos com ações on-line, como uma plataforma na qual pessoas do meio criativo podem se conectar com os desfiles e saber detalhes da marca e do processo conforme a passarela fosse ocupada. A edição que aconteceria em abril foi cancelada, mas os planos seguem para que a data de outubro, quando o evento completará 25 anos, se mantenha.
O Dragão Fashion, que aconteceria em maio, também foi adiado, mas o diretor do evento, Cláudio Silveira, já afirmou que a edição deste ano não será cancelada. Enquanto isso, ele anunciou que o evento promoverá, nas próximas semanas, ações de apoio “tanto ao universo da moda autoral, quanto a sociedade como um todo”, mostrando que o evento também busca novas formas de se comunicar com marcas e pessoas nos tempos atuais.
Outros eventos como Minas Trend e Veste Rio também tiveram as datas adiadas, e podem acontecer no segundo semestre.
As feiras internacionais também tiveram mudanças de datas. A Swimshow, que aconteceria em julho em Miami, foi cancelada, mas os organizadores trabalham com a possibilidade de realizar a feira em outubro. Já a Unique By Mode City, que seria em junho em Paris, e agora será parte da Who’s Next, promovida pelos mesmo organizadores, a partir de 4 de setembro.
Outros eventos voltados para moda praia foram adiados para o segundo semestre, como a Splash Paris, que agora será em outubro. Outra solução encontrada para manter os eventos no calendário, cada vez mais cheio, do segundo semestre, foi unir forças. A Destination Miami, que aconteceria em julho, será transferida para setembro, onde ocorrerá junto com a Coterie em Nova Iorque.
Ainda sem data confirmada, os eventos promovidos pela Eurovet nos EUA deverão acontecer em setembro, incluindo a Interfilière NY e a Curve NY. Já a Interfiliére Paris está confirmada para os dias 5 a 7 de setembro.
Pensando de forma coletiva, as federações de moda francesa, incluindo feminina, masculina, de lingerie e moda praia, se uniram para adiar os eventos que aconteceriam em junho. Com isso, além das feiras citadas acima, a edição de junho da Tranoï também não acontecerá, apenas a de outubro.
A edição da Première Vision de Nova Iorque também sofreu mudanças. Enquanto a feira de Paris segue confirmada para 15 de setembro, a versão americana foi adiada de julho para 30 de setembro.
Fique por dentro do calendário de eventos clicando aqui