Como fabricar máscaras – cirúrgicas e sociais

Como fabricar máscaras – cirúrgicas e sociais

04.05 2020

Chamamos a atenção de nossas empresas associadas, que queiram alterar suas confecções para a fabricação de máscaras cirúrgicas (as quais devem obedecer a especificações técnicas obrigatórias), que existe um guia a respeito do assunto, elaborado pela nossa Abit. Clique aqui para acessá-lo.

O guia foi desenvolvido com informações oficiais e as melhores recomendações para a confecção das máscaras. A publicação traz respostas para dúvidas frequentes sobre a fabricação do item, bem como fichas técnicas e comunicados de autoridades competentes.

Não deixe de consultá-lo!

 

SOCIAIS - Com relação às máscaras sociais, que usamos em nosso dia a dia (de uso obrigatório em Caxias do Sul desde a segunda-feira, 04/05), o portal Science Alert, ouviu especialistas que analisaram uma série de materiais, suas propriedades de filtragem mecânica e eletrostática.

Confira:

Várias camadas e tecidos misturados funcionam melhor no que  diz respeito à filtragem de partículas, mas o ajuste inadequado da máscara pode pôr tudo a perder.

Foram realizados testes para vários tecidos comuns, incluindo algodão, seda, chiffon, flanela, vários sintéticos e as suas combinações, chegando-se à conclusão de que combinações de vários tecidos comumente utilizados em máscaras de pano podem oferecer uma proteção significativa contra a transmissão de partículas de aerossol.

O mesmo portal Science Alert explica as diferenças sintéticas entre os dois tipos de filtragem.

A filtragem mecânica reflete a capacidade de um tecido capturar fisicamente as partículas. Os cientistas descobriram que, em tecidos como o algodão, com trama bem fechada/pontos mais apertados funcionam melhor – quanto menores os orifícios no tecido, menos partículas de grande dimensão podem escapar. Já a filtragem eletrostática diz respeito a um tipo de tecido, como o poliéster, capaz de manter os aerossóis no interior do seu ambiente estático.

A importância do ajuste - Os cientistas frisaram ainda que, além dos materiais utilizados na produção das máscaras, é igualmente importante – ou até mais – a forma como se coloca a máscara.

As novas investigações também sugerem que as lacunas na máscara (causadas por um ajuste inadequado do material de proteção) podem resultar na redução em mais de 60% da capacidade de eficiência da filtragem.

Fica o alerta, desta forma, tanto para quem fabrica quanto para quem usa as máscaras sociais.
(Foto de Anna Shvets/Divulgação)