Consumidor está mais exigente, revela pesquisa

Consumidor está mais exigente, revela pesquisa

11.11 2019

De acordo com pesquisa da empresa de logística UPS e pela PwC, com 18 mil compradores online em todo o mundo, uma fase muito importante do processo de compra é a pesquisa: 90% dos clientes globais fazem uma pesquisa aprofundada dos produtos antes de comprá-los online.

Os consumidores, cada vez mais exigentes, querem uma experiência de altíssimo nível no e-commerce, assim como no varejo físico, com processos transparentes, controle sobre o processo de entrega, facilidade de devolução e recompensas em programas de fidelidade.

 

No Brasil, esse índice é ainda maior, chegando a 98,6%. As gerações mais jovens são mais influenciadas pelas recomendações dos outros clientes. 95% de todos os compradores (94,7% no Brasil) querem saber o total dos gastos, incluindo taxas de envio e impostos, antes de prosseguirem no processo de compra.

 

Quer saber o que querem estes consumidores e como identificá-los?

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Entre os sites preferidos para as compras estão os marketplaces. 96% dos compradores online no mundo e 95% no Brasil usaram um marketplace. Cerca de 36% dos consumidores em todo o mundo e 44,1% dos brasileiros pretendem aumentar as compras de produtos por esse canal nos próximos 12 meses. Em todo o mundo, 48% dos consumidores fazem compras por impulso nesses sites.

 

Os programas de fidelidade são um grande fator de atração dos clientes. Os compradores online querem se sentir valorizados e recompensados. 19% dos consumidores globais participam de mais de cinco programas de fidelidade. As razões dadas para a adesão incluem ofertas de frete grátis, descontos somente para membros e pontos de recompensa.

 

Os consumidores também querem conveniência sem pagar mais por isso. Entre as preferências estão a possibilidade de receber o produto no dia seguinte, ao mesmo tempo em que ponderam se um prazo de entrega maior não é compensado por vantagens como taxas mais baixas ou outros incentivos.

 

Os Millennials, por exemplo, são mais propensos a escolher a entrega rápida do que outros grupos etários. Geralmente, porém, os compradores online não querem pagar mais para receber o produto com mais rapidez. É por isso que eles realizam várias ações para obter frete grátis, incluindo a adição de itens ao carrinho (36% no mundo e 34,1% no Brasil) e a pesquisa online de um código promocional (32% globalmente e 33,9% no Brasil).

 

A política de devolução ainda é um fator-chave para fazer com que os clientes voltem. A devolução de mercadorias é uma demanda importante para compradores online. 73% dos pesquisados globalmente e 69,9% dos brasileiros afirmaram que uma experiência insatisfatória de devolução afetou a probabilidade de voltar a comprar em um varejista.

 

(Imagem:e-commercebrasil).