Um estudo realizado pela Lycra apontou a importância das empresas do setor têxtil e de confecção inovarem em materiais para continuarem conquistando consumidores. Na pesquisa, entrevistadas do sexo feminino de cinco países indicaram que um importante motivador para a compra de denim é a capacidade de mover-se confortavelmente e a retenção duradoura da forma do jeans. Os resultados apontam, porém, uma lacuna considerável entre as expectativas das mulheres e a experiência com as roupas disponíveis no mercado.
Em entrevista ao site do Congresso Internacional Abit, que debaterá esse tema no painel “A transformação através dos materiais”, o gerente técnico da Lycra, Rodolfo Cardoso explica que esse dado é um indicativo da necessidade de inovação em materiais. “O futuro está relacionado com a sustentabilidade e roupas inteligentes, unindo performance com conforto”, detalha. “Isso pode ser traduzido em um consumidor consciente do seu papel de cidadão, conectado com o ambiente e que busca combinar a estética à modelagem, durabilidade, leveza e retenção de forma”, completa. Para ele, os materiais com essas características serão tendência global em inovação.
Debate sobre inovação - O painel “A transformação através dos materiais” será realizado durante o primeiro dia do evento. A discussão aborda a disseminação, desenvolvimento e aplicações de fibras, fios e novos materiais capazes de integrar funcionalidades e propriedades físicas, químicas e biológicas, com usos em diferentes finalidades. Entre os palestrantes estão Carlos H. Gonzalez, diretor do Setor de Fibras da América Latina da Wood Mackenzie; Paulo Coutinho, gerente do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras, do Senai Cetiqt, e Raul Fangueiro, coordenador Fibrenamics, da Universidade do Minho.
(Fonte: site do Congresso Internacional Abit. Foto: Divulgação Senai/Cetiq)).