Lançado em janeiro 2017, o Lab Moda Sustentável (https://www.labmodasustentavel.org.br/), uma iniciativa nacional, sistêmica e multissetorial, é formado por cerca de 40 lideranças, entre as quais, estão costureiras, acadêmicos, representantes do varejo e indústria de moda, do setor público, associações setoriais, fundações e institutos, organizações internacionais, sociedade civil e mídia.
A iniciativa se propõe a atuar no sistema a partir da visão construída coletivamente pelos participantes, com o objetivo de abordar e transformar os principais desafios do mundo da moda no Brasil.
O projeto foi convocado por uma aliança composta pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), tendo como parceiro fundador o Instituto C&A, financiado também pela Fundação Hermann Hering e pela OIT, apoiado pela Santista S.A. e executado pela Reos Partners.
“O Brasil possui a maior cadeia produtiva integrada do setor têxtil e de confecção do ocidente e somos a quarto maior produtor de vestuário do mundo. Por si só, essas credenciais já seriam suficientes para explicar a complexidade da indústria da moda com seus muitos elos interdependentes. Portanto, é preciso a participação de todos os atores desse universo contribuindo para unificar a cultura da justiça social e a imprescindível agenda da sustentabilidade. Devemos reduzir ao máximo as lacunas que cada segmento, cada empresa e cada profissional do setor descobre no seu cotidiano, quando se trata de compliance. Ver o todo com todos”, descreve Fernando Pimentel, presidente da Abit.
Para fortalecer o setor na busca por uma moda justa e sustentável em 2019 e 2020, o Lab vai ampliar sua equipe com os seguintes objetivos:
Tornar o projeto uma plataforma contínua de colaboração, aprendizagem e inovação para transformar os principais desafios do setor;
Fortalecer relacionamentos entre atores-chave do ecossistema e estimular mais diálogo, cooperação, corresponsabilidade, parcerias e redes colaborativas;
Desenvolver, fortalecer e dar escala a soluções novas e existentes para impactar o setor;
Contribuir para a criação de condições favoráveis para a transformação da moda, influenciando políticas públicas e gerando mecanismos de investimento em soluções.
Os resultados esperados até 2020 são: lideranças e organizações do setor engajadas e colaborando e inovando nos desafios da moda; relações estabelecidas entre atores e redes da cadeia, favorecendo práticas de negócios justas, transparentes e sustentáveis em níveis regionais e nacionais; e maior visibilidade das práticas sustentáveis na moda dentre as lideranças do Lab Moda e no setor em geral; e as seis iniciativas multissetoriais de impacto e escaláveis fortalecidas, testadas ou em andamento endereçando os desafios prioritários.
(Fonte: Abit. Foto: Silvia Amélia Hacker)