Em cerimônia realizada na noite de sexta-feira 14 de dezembro, no Centro Esportivo do Sesi, a presidente do Fitemasul, Paola Reginatto foi paraninfa de 110 alunos de cinco cursos de Aprendizagem do Centro de Formação Profissional Senai José Gazola.
Ao se dirigir aos formandos, Paola ressaltou aos seus afilhados a importância da profissionalização. “O bom profissional se distingue e batalha pela empresa”, disse, acrescentando que atualmente não há mais lugar no mercado de trabalho para quem não fizer a diferença. “Quem não acrescentar será substituído pela tecnologia atual”, alertou.
A presidente do Fitemasul disse aos formandos que eles estavam dando início ao caminho do sucesso, que, contudo, é longo e árduo. “Vocês começaram”, encorajou, propondo que os novos profissionais sejam dedicados, tenham várias habilidades e que sejam solucionadores em seus ambientes de trabalho. Por fim, deixou como reflexão uma frase do físico Albert Einstein: “Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo nível de consciência que o criou”.
O presidente do Conselho Consultivo do Senai José Gazola, João Paulo Reginatto revelou que ele próprio continua estudando, e instigou: “vocês têm que continuar batalhando”. Disse que o Brasil é um país de desigualdade alta e renda baixa, mas que “quem muda o Brasil somos nós, e especialmente vocês, jovens”. Parabenizou os pais que fizeram os filhos irem à escola e lembrou que o Senai José Gazola é uma referência mundial em ensino.
Fabiano Rath, diretor do Senai José Gazola se dirigiu aos formandos afirmando que eles podem continuar estudando na mesma escola, dando continuidade ao que deram início. E revelou que hoje vários profissionais bem-sucedidos e empresários de Caxias do Sul são ex-alunos daquela instituição. “O caminho é se especializar cada vez mais”, apontou.
Os cursos cujos alunos se certificaram foram os de matrizeiro (turnos manhã e tarde), ferramenteiro, costureiro na confecção em série, auxiliar de operações logísticas e assistente administrativo.